quinta-feira, 19 de março de 2015

Abra a boca com sabedoria e ensine com amor!



Eu sempre fui uma pessoa pronta para ouvir. Sempre. Ouvia os sermões dos meus pais, professores, avós e até de vizinhos. Quando era chamada à atenção, mesmo tremendo e com o coração na mão, eu estava lá, em silêncio, considerando a crítica. Fui crescendo e fiquei um pouco ousada. Em vários momentos e circunstâncias, bastava eu ter razão na situação para eu "subir no palanque" e erguer a voz em alto e bom som, sem refrear a língua e blá, blá, blá, blá...

Com isso, maltratei pessoas que amava e fiz meu coração sangrar de dor, pois, me arrependia amargamente do que tinha dito. Ainda bem que passou, fui perdoada e decidi agir diferente e de maneira certa.
A Palavra de Deus, que tem ensinamentos valiosos, há anos tem sido meu livro de fé e prática para essa vida. E eu tenho aprendido muito.

Em Provérbios 31;26 diz: 

"Fala com sabedoria e a instrução da bondade está na sua língua."

Falar com sabedoria e ensinar com amor são características de uma mulher virtuosa. O objetivo é inspirador, pois nos ensina que não devemos falar o tempo todo, ser tagarelas ao ponto de incomodar o outro. Nos ensina que devemos falar no tempo certo e pensar antes de pronunciar as palavras. Ser precipitada não é nada bom. Através das palavras, podemos incluir doçura e serenidade. Numa conversa por exemplo, é sempre possível demonstrar calma, paciência e interesse em ouvir o outro. E diante de qualquer situação, agindo assim, conquistamos a confiança e o respeito, facilitando resolver qualquer problema. Quem ouve palavras cheias de sabedoria e bondade se mostra mais disposta a receber os conselhos. 

Eu luto para não ser individualista e agir de maneira que agrade a Deus, deixando-me ser moldada e transformada pelo poder de sua Palavra. Sendo assim, meu lado ruim vai perdendo força e o lado bom vai florescendo cada vez mais forte e cheio de vigor.

Um abraço!

Tatiana

2 comentários: